El músico lato e multifacetado no contexto das bandas filarmónicas e militares durante o Estado Novo: o caso dos músicos do Quinteto Nacional de Sopro

Autores/as

  • Ana Margarida CardosoCardoso

Palabras clave:

Bandas filarmónicas e militares, Músico lato e multifacetado, Transversalidade, Profissionalizacão, Multiplicidade de frentes de trabalho

Resumen

O Quinteto Nacional de Sopro foi um grupo da Emissora Nacional portuguesa, constituído por Luiz Boulton (flautista, 1908-1994), José dos Santos Pinto (oboísta, 1917-2014), Carlos Saraiva (clarinetista, 1910-2001), Ângelo Pestana (fagotista, 1919-2002) e Adácio Pestana (trompista, 1925-2004), cuja atividade se situou entre 1950 e 1976, maioritariamente durante o regime autoritário, designado Estado Novo. A investigação que realizei permitiume perceber que a aprendizagem musical destes instrumentistas no contexto de bandas filarmónicas e militares influenciou o seu percurso laboral e performativo no contexto do «mundo» (Becker 1992) da música profissional
em Lisboa. Nessas formações, aprenderam a tocar um instrumento, mas também a compor e a dirigir uma banda, desenvolvendo um perfil de «músico lato e multifacetado» (Cardoso 2019). O objetivo deste artigo consiste numa reflexão acerca do modo como esta influência esteve presente nos contextos performativos e nas carreiras destes músicos, recorrendo para tal à pesquisa arquivística e bibliográfica e a entrevistas.

Citas

Berger, Peter & Luchmann, Thomas (1966). The Social Construction of Reality. USA: Penguin Books.

Bourdieu, Pierre (1986). «A Ilusão Biográfica». Actes de la Recherche em Sciences Sociales, 62/63: 69-72.

— (1989). O poder simbólico. Lisboa: Difel.

— (2010). A Distinção. Uma critica social da faculdade do juízo. Coimbra: Edições 70.

Cardoso, Ana Margarida (2019). José dos Santos Pinto: retrato de um músico profissional durante o Estado Novo. Lisboa: Edições Colibri.

Esposito, Francesco (2016). Um movimento musical como nunca houve em Portugal: Associativismo musical e vida concertística na Lisboa liberal (1822-1853). Lisboa: Edições Colibri.

Fernandes, Maria (2020), “As especialidades dos músicos sindicalizados: apontamentos da Associação de Classe dos Músicos Portugueses (1909-1934)“. Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about music-making, coordenação de Helena Marinho, Maria do Rosário Pestana, Maria José Artiaga e Rui Penha. Aveiro: Universidade de Aveiro Editora.

Leiria, César (1940). Arquivo Musical Português. Lisboa: Edição do Autor. (I): 130-32.

Melo, Daniel (2001). Salazarismo e Cultura Popular (1933-58). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Menger, Pierre-Michel (2005). Retrato do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo. Lisboa: Roma Editora.

Moreira, Pedro (2012). «Cantando esparralhei por toda parte”: aportuguesamento, produção musical e o “aportuguesamento» da «música ligeira» na Emissora Nacional de Radiodifusão (1934-1949). (Tese de Doutoramento em Ciências Musicais).

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

Pestana, Dimas (2004). Em memória de um grande músico: Prof. Adácio Pestana. Edição particular.

Nunes, Pedro (2016). “Estudos de Música Popular: Objecto, abordagens, temas e problemas”. Revista Portuguesa de Musicologia. 3 (2): 167-192.

Rebello, Luiz Francisco (1984). História do Teatro de Revista. II. Lisboa: Editorial Presença.

Riley, Susan & Brucher, Katherine (2018). The Routledge Companion to the study of local musicking. Nova Iorque e Londres: Routledge.

Rosas, Fernando (2012). Salazar e o Poder: A arte de saber durar. Lisboa: Tinta da China.

Silva, Manuel Deniz (2010). “Sindicato dos Músicos”. In Castelo-Branco, Salwa (Dir.). Enciclopédia da Música em Portugal no séc. xx. Lisboa: Círculo de Leitores. IV: 1218-1226.

— & Artiaga, Maria José (2010). «Música Erudita». In Castelo-Branco, Salwa (Dir.). Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX. (III): 854-870. Lisboa: Círculo de Leitores.

Sousa, Pedro Marquês de (2017). Bandas de música na História da Música em Portugal. Lisboa: Fronteira do Caos Editores.

Publicado

2021-06-13

Cómo citar

CardosoCardoso, Ana Margarida. 2021. «El Músico Lato E Multifacetado No Contexto Das Bandas filarmónicas E Militares Durante O Estado Novo: O Caso Dos Músicos Do Quinteto Nacional De Sopro». Estudios Bandisticos · Wind Band Studies 4 (1). Madrid, España:163-88. https://www.estudiosbandisticos.com/journal/index.php/estudiosbandisticos/article/view/153.

Número

Sección

Artículos